sábado, 2 de junho de 2012

A teoria psicossocial  de Erikson



 




A teoria de Erikson da um elevado ênfase nos aspectos psicossociais, e rege-se segundo alguns pressupostos.
Na sua teoria Erikson afirma que a energia que guia o desenvolvimento provém da natureza psicossocial, valorizando assim a interacção que existe entre a personalidade e o meio social.
O desenvolvimento é um processo contínuo, que inicia-se desde onde nascemos até ao fim da nossa vida, neste ponto Erikson discorda de Freud, que reduz o desenvolvimento às fases da infância e adolescência. Na sua teoria Erikson apresenta oito estádios de desenvolvimento pessoais, e a personalidade da pessoa constrói-se á medida que progride nos estádios de desenvolvimento, em cada um destes estádios manifesta-se uma crise que é vivida em função dos aspectos biológicos, individuais e sociais. Essa crise não é mais que um conflito ou dilema que deve ser resolvido, existindo sempre uma solução positiva ou negativa
Os conflitos estão, desde o nascimento, latentes ao indivíduo, só se tornando patentes e predominantes em determinadas fases da vida, quando são resolvidos de forma positiva, resultam num equilíbrio e saúde mental enquanto as soluções que se revelam negativas, levam a um desajustamento e ao sentimento de fracasso.
É de realçar que ajustamentos ou desajustamentos não são estados definitivos, o indivíduo pode passar por experiencias positivas ou negativas que contrariem vivencias tidas em estádios anteriores. 
Na sua teoria psicossocial do desenvolvimento Erikson apresenta oito estádios de desenvolvimento, os quatro primeiros estádios são enquanto bebé e na infância, e os quatro últimos na idade adulta e velhice. A formação da idade acontece nos primeiros quatro estádios. Erikson dá muita importância ao período da adolescência, pois é a idade onde ocorre a transição da infância para a idade adulta, e onde ocorrem vivencias importância para a personalidade adulta. Cada estádio é importante para o desenvolvimento pessoal, e não podemos atribuir um período específico para cada um deles.
Os oito estádios são:
1.       Confiança vs Desconfiança;
2.       Autonomia vs Vergonha e dúvida;
3.       Iniciativa vs Culpa;
4.       Industria vs Inferioridade;
5.       Identidade vs Confusão de identidade;
6.       Intimidade vs Isolamento;
7.       Generatividade vs Estagnação;
8.       Integridade vs Desespero.

Através da teoria psicossocial de Erikson percebemos que o nosso desenvolvimento atravessa várias fases, onde temos de ser capazes de resolver as crises que nos são ditadas em cada estádio. Cada estádio de desenvolvimento corresponde a uma etapa da nossa vida,  a qual devemos transpor.

Erikson dá muita importância á adolescência que é, a nosso ver, a fase do desenvolvimento que irá ditar a nossa personalidade na vida adulta, uma fase muito importante que se reflectirá no resto da nossa vida.Segundo Erikson a adolescência corresponde à transição da infância para a idade adulta, e é nesta etapa ocorrem as experiências que ditarão a nossa personalidade enquanto pessoa adulta.  

Sem comentários:

Enviar um comentário