sábado, 2 de junho de 2012

Desenvolvimento Sensorial


Começa tudo ainda na gravidez quando, nas primeiras semanas, os sentidos do bebé começam a funcionar. Este capta visões, os cheiros, os sons e todos os contactos com o mundo novo. São estes os 5 sentidos : o Paladar, a Visão, o Olfacto, a Audição e o Tacto



Visão

A visão de um recém-nascido é apropriada para que reconheça as coisas mais importantes do mundo como reconhecer as faces do pais. Embora consiga ver a longas distâncias, o bebevê melhor a uma distância de 20 a 35 centimetros. A visão é um sentido que se vai aperfeiçoando ao longo da idade sendo que os bebes preferem cores contraditorias do que cores parecidas.


 Audição

A audição é um sentido activo mesmo antes do nascimento. O bebe no útero da mãe é capaz de escutar o batimento cardíaco da mãe e até a sua voz. Depois do nascimento os sons chegam-lhe com mais volume.


Olfacto

O olfacto acompanhado da visão é um sentido que se vai aperfeiçoando ao longo da idade do bebe, O recém-nascido é capaz de localizar a proveniência dos odores e distingui-los.
Bebés com 6 dias de vida, que estejam a ser amamentados, demonstram preferências por compressas com o odor do seio da sua mãe, em comparação com o de outra mulher que esteja a amamentar, embora tal facto não se verifique em bebés com apenas dois dias de vida, sugerindo, assim, que os bebés precisam da experiência de alguns dias para aprenderem a conhecer o odor das suas mães. Os bebés que são alimentados a biberão não são capazes de efectuar esta distinção.


Paladar

O paladar é o sentido mais apurado à nascença, pois os bebés têm-se mostrado capazes de distinguir o sabor doce do amargo, é provavelmente um mecanismo de defesa vito que as substâncias amargas muitas vezes são tóxicas.
O leite materno é bastante doce, tal como os alimentos, legumes e frutos que desde cedo passam a fazer parte da dieta alimentar do bebé.

Tacto

Os sentidos cutâneos responsáveis pela sensibilidade ao tacto, à pressão, à dor e à temperatura, estão funcionais desde o momento do nascimento, embora a sensibilidade cutânea aumente durante os primeiros dias e semanas após o nascimento sendo também os recém-nascidos são também sensíveis ao ritmo


Sem comentários:

Enviar um comentário