segunda-feira, 14 de maio de 2012


O que é mais importante – a hereditariedade ou o meio?


                     vs                





Indubitavelmente, importa ressalvar que nenhuma teoria sobre o desenvolvimento humano é aceite universalmente, na medida em que nenhuma explica todas as dimensões do desenvolvimento.
De facto, toda a teoria do desenvolvimento da criança tem necessidade de considerar a hereditariedade e o meio como peças influentes no desenvolvimento da criança. Não obstante, os teóricos diferem na importância concedida à natureza, ou seja, aos traços e às características herdados dos seus pais biológicos e à educação, isto é, influências ambientais, quer antes e após o nascimento, comportando influências da família, pares, escolarização, sociedade e cultura.
Hodiernamente, é possível medir os papéis da hereditariedade e do meio para explicar as diferenças individuais em traços específicos tal como a inteligência, a par da presença dessas influências ao longo do ciclo vital. Todavia, a investigação aponta para uma interação entre a hereditariedade e a experiência. Neste sentido, pode-se concluir que apesar da inteligência ter uma forte componente hereditária, a estimulação dos diferentes agentes de socialização, introduzem a diferença. 
Paralelamente, nesta esfera, levanta-se uma questão: o desenvolvimento é ativo ou passivo? Noutras palavras, a criança tem um papel ativo no seu desenvolvimento ou é apenas uma “esponja” passiva? Esta questão é igualmente simplista, pois os fatores supracitados interagem.
De acordo com uma breve revisão bibliográfica, destacam-se cinco perspetivas do desenvolvimento humano. A perspetiva psicanalítica é alicerçada na teoria psicossexual de Freud, defendendo que o comportamento é controlado por poderosos instintos inconsciente, na teoria psicossocial de Erikson que advoga que a personalidade é influenciada pela sociedade e desenvolve-se através de uma série de crises, na teoria relacional de Miller que entende a personalidade desenvolve-se no contexto de relações emocionais. A perspetiva aprendizagem é baseada na teoria do comportamentalismo ou na teoria da aprendizagem clássica (desenvolvida por Pavlov, Skinner, Watson), entendendo que as pessoas reagem, sendo que o meio controla o comportamento e na teoria da aprendizagem social (defendida por Bandura) que advoga aprendizagem através da observação social e da imitação dos modelos. A perspetiva cognitiva, assente na teoria cognitiva de estádios de Piaget que aborda o desenvolvimento através de mudanças qualitativas no pensamento ocorridas entre a infância e a adolescência e na teoria do processamento de informação, defendendo que os seres humanos são processadores de símbolos. A perspetiva etológica baseada na teoria da vinculação de Bowlby e Ainsworth defende que os seres humanos detêm os mecanismos adaptativos para sobreviver, salientando os períodos críticos ou sensíveis; as bases biológicas e evolucionistas do comportamento e a predisposição para a aprendizagem são importantes. A perspetiva contextual alicerçada na teoria sociocultural de Vygotsky entende que o contexto sociocultural tem um impacto importante no desenvolvimento.
Na minha óptica, não nascemos “tábuas rasas”, na medida em que o próprio meio intra-uterino nos influencia, sendo que não se deve menosprezar os factores hereditários e pessoais do sujeito. Todavia, aprendemos sobretudo pela observação dos outros. Decerto que os modelos exteriores, nomeadamente pessoas, meios de comunicação, livros, impulsionam a aprendizagem. Alguém nasce criminoso? Os irmãos Gémeos apresentam a mesma forma de ser e de estar? Quando se nasce, se cresce num ambiente desfavorável à inserção social, a título de exemplo as favelas brasileiras, o que se pode esperar de quem lá vive? Naturalmente que devemos ter cuidado com as visões fatalistas, pois muitas vezes são redutoras e lineares, no entanto podemos afirmar que, comummente, estas pessoas tendem a reproduzir o que observam. Por outras palavras, a leitura e a interpretação de um comportamento implicam a sua contextualização, na medida em que existe uma interacção recíproca entre os factores ambientais, os hereditários e os pessoais e o próprio comportamento do sujeito. O mesmo será dizer que os três factores exercem influência mutuamente.
Torna-se evidente que o homem é um ser social: nascido no social, nasce também do social e para o social. As influências biológicas e as influências sociais combinam-se e são recíprocas, daí o seu carácter biopsicossocial. Os humanos são seres relacionais.


Sem comentários:

Enviar um comentário